Projeção aponta aumento de 62% na energia elétrica em Santa Catarina.

Projeção aponta aumento de 62% na energia elétrica em Santa Catarina.

Quem já recebeu a conta de luz referente ao mês de janeiro percebeu: o preço daenergia elétrica é de deixar o cabelo em pé. E é bom preparar o bolso, foi só oprimeiro de três aumentos que devem ocorrer ainda em 2015. Para clientes daCelesc, a alta deve chegar a 62,37% este ano. 

A projeção é de Paulo Steele, analista que atuou por cerca de cinco anos na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no desenvolvimento do cálculo dos custos para concessionárias e hoje atua na consultoria TR Soluções. 

– Esse percentual já leva em conta a bandeira tarifária mais cara a partir de março. A Aneel ainda precisa realizar uma audiência pública antes de aumentar a cobrança – de R$ 3 para R$ 5,50 a cada 100 kWh consumido – mas o setor já dá como certo essa alta – afirma Steele. 

O principal fator de aumento na conta de luz será o fim do aporte do Tesouro Nacional à Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), encargo embutido na conta de luz e que até o ano passado era pago em grande parte pelo governo, evitando que fosse repassado aos consumidores. Agora, essa cobrança volta para tarifa. 

É da CDE que sai o dinheiro para pagamento das indenizações às companhias geradoras e transmissoras de energia que aceitaram renovar as concessões em 2012, em uma tentativa do Planalto de reduzir a conta em 20%. 

Cada companhia de energia tem um reajuste específico porque o cálculo do aumento leva em consideração, entre outras coisas, a situação financeira de cada uma delas e os prazos dos contratos estabelecidos com o governo. 

Também vai pesar no bolso o reajuste extraordinário que será aplicado a partir de março. O objetivo é que as distribuidoras de energia, com o caixa pressionado, antecipem receita que só viriam com o reajuste tarifário tradicional do ano. No Sul, Sudeste e Centro Oeste, o aumento médio deve ser de 26%. No Norte e Nordeste a alta deve ser de 20% porque as duas regiões não compram energia de Itaipu e, portanto, se livram da variação do dólar, moeda em que é negociada a energia da usina binacional. 

Celesc aguarda audiências públicas 

O presidente da Celesc, Cleverson Siewert, disse que a empresa ainda não tem projeção de qual será o reajuste tarifário para o ano de 2015. Ele esteve nesta segunda-feira em Brasília, reunido com outros presidentes de distribuidoras e com o presidente da Aneel, Romeu Rufino, para a audiência pública que trata do reajuste extraordinário. Siewert afirmou que só terá condições de projetar a nova tarifa depois do dia 19 de fevereiro, quando se encerram as audiências públicas na Aneel. 

– Ainda não dá para dizer. Existem variáveis a se analisar, como a arrecadação da CDE e os preços da usina de Itaipu. Ainda estamos discutindo quais serão os reajustes extraordinários e o que ficará para ser reajustado em agosto – disse.

Aluguel e locação de gerador

Power Brasil Geradores (11)4368-1882

Comente essa notícia

Últimas postagens

CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS

A Power Brasil Geradores possui vários grupos de geradores modernos, silenciosos e todos com um controle severo de qualidade e manutenção para uso contínuo em qualquer segmento.

Saiba mais [+]

SOBRE A POWER BRASIL

A Power Brasil Geradores é especializada em Locação de Grupos Geradores e infraestrutura Temporária desde 1996 tendo como foco a excelência no atendimento e demanda de energia.

Saiba mais [+]

ATENDIMENTO PERSONALIZADO

O principal foco da Power Brasil é atender cada cliente, independente do porte ou segmento, com agilidade e qualidade...

SUPORTE
TÉCNICO

Assistência completa sempre que precisar. O departamento de Engenharia da POWER BRASIL está apto a prover soluções inovadoras...

MANUTENÇÃO
PREVENTIVA E
CORRETIVA

Oferecemos manutenção preventiva a fim de evitar danos maiores aos grupos geradores por conta do uso frequente ou até mesmo esporádicos...

CONSULTORIA EM HORÁRIO DE PONTA

Reduza em até 30% na conta mensal de energia elétrica através da locação de geradores. O horário de ponta é o intervalo de 3 horas, definido de acordo com a concessionária local...



Geradores da Power Brasil em diversos segmentos

Localização

Matriz
Av. Padre Anchieta, 740A - Bairro Jordanópolis - São Bernardo do Campo/SP - CEP: 09891-420

Unidade Fortaleza
Av. Odilon Guimarães, 2027 - Lagoa Redonda - Fortaleza/CE - CEP: 60844-070

Unidade Jaú
Av. João Chamas, 1389 - Jd. Nova Jaú - Jaú/SP - CEP: 17213-485

Contato

Telefone de contato (11) 4368-1882
Telefone de contato (14) 3625-1303
Telefone de contato (85) 3119-9616
Contato Fone de contato

Ações Sociais

Patrocínio Fundação Cafu
Campanha criança feliz
A jornada do Rinoceronte
Copyright © 2015 Power Brasil Geradores - Desenvolvimento Agência
/Sem Limites