Medidas simples podem reduzir o consumo de energia nos data centers

Medidas simples podem reduzir o consumo de energia nos data centers

possibilidade de um eventual apagão elétrico tem fomentando algumas discussões sobre a eficiência energética dos data centers. Como a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou aumentos que podem chegar a 39,5%, as empresas passam a se preocupar ainda mais em reduzir os gastos com eletricidade.

Os gastos com energia para abastecimento e resfriamento podem responder por mais de 40% do custo total das estruturas de armazenamento e processamento de dados, o que faz muitas empresas buscarem abordagens alternativas para economizarem no final do mês.

“Uma estratégia para reduzir os gastos dos data centers com energia elétrica é virtualizar o ambiente, o que tem proporcionado crescimento notável da adesão ao modelo de data center definido por software. Outra ferramenta para gerar economia é investir em processadores de baixo consumo, que promovem mais poder de computação por kilowatt”, indica a A2F, provedora de serviços de TI.

Além disso, soluções mais modernas, compactas e modulares, contribuem para a redução do espaço físico, o que consequentemente, diminuí o consumo de energia.

“Outra importante medida é avaliar periodicamente o plano de negócio e de crescimento da empresa. Isso ajudará a prever necessidades futuras e criar ambientes flexíveis. Também vale consultar políticas governamentais ou de provedores de energia, pois é possível obter descontos ou incentivos econômicos se houver comprovação de eficiência energética”, comenta Juliana Ferreira, diretora da empresa.

A seguir, ela lista oito medidas simples que, na sua avaliação, podem reduzir significativamente o consumo de energia elétrica nos data centers.

1. Bloqueie aberturas para cabos com o objetivo de impedir a saída de ar frio;

2. Remova os bloqueios de cabos sob o piso que impeçam a circulação de ar;

3. Desligue os servidores que estejam sem carga de trabalho;

4. Desligue os aparelhos de ar-condicionado das salas de computadores em áreas que estejam refrigeradas em excesso;

5. Organize o equipamento de TI em uma configuração que inclua uma ala quente e outra ala fria;

6. Posicione o equipamento para que seja possível controlar o fluxo de ar entre as alas quente e fria. Essa medida impedirá que o ar quente circule novamente pelas entradas de resfriamento dos equipamentos de TI;

7. Utilize opções complementares de resfriamento de baixo custo, como água ou outros refrigeradores;

8. Aumente a eficiência de resfriamento dos racks utilizando um trocador de calor de porta traseira ou um sistema de racks embutidos para dissipar calor de sistemas de computação de alta densidade, antes que ele ingresse na sala novamente.

Aluguel e locação de gerador

Power Brasil Geradores (11)4368-1882

Comente essa notícia

Últimas postagens

CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS

A Power Brasil Geradores possui vários grupos de geradores modernos, silenciosos e todos com um controle severo de qualidade e manutenção para uso contínuo em qualquer segmento.

Saiba mais [+]

SOBRE A POWER BRASIL

A Power Brasil Geradores é especializada em Locação de Grupos Geradores e infraestrutura Temporária desde 1996 tendo como foco a excelência no atendimento e demanda de energia.

Saiba mais [+]

ATENDIMENTO PERSONALIZADO

O principal foco da Power Brasil é atender cada cliente, independente do porte ou segmento, com agilidade e qualidade...

SUPORTE
TÉCNICO

Assistência completa sempre que precisar. O departamento de Engenharia da POWER BRASIL está apto a prover soluções inovadoras...

MANUTENÇÃO
PREVENTIVA E
CORRETIVA

Oferecemos manutenção preventiva a fim de evitar danos maiores aos grupos geradores por conta do uso frequente ou até mesmo esporádicos...

CONSULTORIA EM HORÁRIO DE PONTA

Reduza em até 30% na conta mensal de energia elétrica através da locação de geradores. O horário de ponta é o intervalo de 3 horas, definido de acordo com a concessionária local...



Geradores da Power Brasil em diversos segmentos

Localização

Matriz
Av. Padre Anchieta, 740A - Bairro Jordanópolis - São Bernardo do Campo/SP - CEP: 09891-420

Unidade Fortaleza
Av. Odilon Guimarães, 2027 - Lagoa Redonda - Fortaleza/CE - CEP: 60844-070

Unidade Jaú
Av. João Chamas, 1389 - Jd. Nova Jaú - Jaú/SP - CEP: 17213-485

Contato

Telefone de contato (11) 4368-1882
Telefone de contato (14) 3625-1303
Telefone de contato (85) 3119-9616
Contato Fone de contato

Ações Sociais

Patrocínio Fundação Cafu
Campanha criança feliz
A jornada do Rinoceronte
Copyright © 2015 Power Brasil Geradores - Desenvolvimento Agência
/Sem Limites