Brasil tem a energia mais cara para a indústria

Brasil tem a energia mais cara para a indústria

Depois dos aumentos que entraram em vigor este ano, a indústria brasileira passou a ter a energia mais cara entre os 28 países que fazem parte do estudo Quanto Custa a Energia Elétrica, realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). O megawatt-hora (MWh) custa, em média, R$ 543,90 para o setor no Brasil, sendo superior em 111,2% a média do preço cobrado pelas nações citadas no levantamento. Das fábricas de plástico às que produzem alumínio, todas estão se adequando à nova realidade.

“De janeiro a março, ocorreu um aumento de 9% na conta de energia, que corresponde a 30% dos nossos custos. Ainda não sentimos o último aumento que chegará com a conta deste mês. Por enquanto, a solução foi diminuir a margem de lucro. Não conseguimos repassar isso para os clientes por causa da crise”, conta o presidente do Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado de Pernambuco, Walter Câmara. Ele dirige uma fábrica instalada em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, e alega que não há mais como reduzir o consumo porque já “fez o dever de casa com relação à eficiência energética”.

O problema da energia, segundo ele, não está apenas no preço. “Os equipamentos são sensíveis às oscilações de energia que são constantes, chegando a desligá-los. Isso significa reiniciar todo o processo, o que implica em uma a duas horas de paralisação na produção, além da perda da matéria-prima que estava no maquinário”, afirma.
Algumas empresas do setor de plástico estão diminuindo a produção por causa do preço da energia. O mesmo ocorre com o setor de alumínio. 
A produção de alumínio primário (aquele obtido direto da matéria-prima) teve uma redução de 26,20% em 2014 e isso foi antes da onde aumentos de 2015. “Nos últimos 12 anos, o preço da energia aumentou, em média, 10% para os produtores de alumínio. Nos custos totais de produção, a energia representa 30% das nossas despesas na média mundial. No Brasil chega a 60%. Em 2014, importamos mais alumínio do que exportamos”, desabafa o presidente executivo da Associação Brasileira do Alumínio (Abal), Milton Rego. 
“É uma situação complicada. A produção da indústria está sendo limitada pelo aumento do preço da energia. No entanto, é a produção que gera emprego e renda num momento em que o consumo está encolhendo”, resume o presidente em exercício da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), Ricardo Essinger. Para ele, há um desmantelo no setor elétrico. “Falta segurança jurídica, melhorar a regulação e decisão política. Se o preço da energia baixasse por decreto seria baixo em todo o mundo”, critica, se referindo à Lei 12.783 que considera um grande equivoco. E conclui: “O que o governo federal tem que fazer é planejar para resolver o problema em 10 anos”.

Aluguel e locação de gerador

Power Brasil Geradores (11)4368-1882

Comente essa notícia

Últimas postagens

CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS

A Power Brasil Geradores possui vários grupos de geradores modernos, silenciosos e todos com um controle severo de qualidade e manutenção para uso contínuo em qualquer segmento.

Saiba mais [+]

SOBRE A POWER BRASIL

A Power Brasil Geradores é especializada em Locação de Grupos Geradores e infraestrutura Temporária desde 1996 tendo como foco a excelência no atendimento e demanda de energia.

Saiba mais [+]

ATENDIMENTO PERSONALIZADO

O principal foco da Power Brasil é atender cada cliente, independente do porte ou segmento, com agilidade e qualidade...

SUPORTE
TÉCNICO

Assistência completa sempre que precisar. O departamento de Engenharia da POWER BRASIL está apto a prover soluções inovadoras...

MANUTENÇÃO
PREVENTIVA E
CORRETIVA

Oferecemos manutenção preventiva a fim de evitar danos maiores aos grupos geradores por conta do uso frequente ou até mesmo esporádicos...

CONSULTORIA EM HORÁRIO DE PONTA

Reduza em até 30% na conta mensal de energia elétrica através da locação de geradores. O horário de ponta é o intervalo de 3 horas, definido de acordo com a concessionária local...



Geradores da Power Brasil em diversos segmentos

Localização

Matriz
Av. Padre Anchieta, 740A - Bairro Jordanópolis - São Bernardo do Campo/SP - CEP: 09891-420

Unidade Fortaleza
Av. Odilon Guimarães, 2027 - Lagoa Redonda - Fortaleza/CE - CEP: 60844-070

Unidade Jaú
Av. João Chamas, 1389 - Jd. Nova Jaú - Jaú/SP - CEP: 17213-485

Contato

Telefone de contato (11) 4368-1882
Telefone de contato (14) 3625-1303
Telefone de contato (85) 3119-9616
Contato Fone de contato

Ações Sociais

Patrocínio Fundação Cafu
Campanha criança feliz
A jornada do Rinoceronte
Copyright © 2015 Power Brasil Geradores - Desenvolvimento Agência
/Sem Limites