Falha em subestação causa falta de energia por mais de uma hora.

Falha em subestação causa falta de energia por mais de uma hora.

No horário em que os fortalezenses voltavam para casa no fim da tarde de ontem, a Cidade, por mais de uma hora - a depender da localidade -, ficou sem energia. O apagão afetou diversos bairros e também pontos da região metropolitana. Os transtornos se acumularam no trânsito e em diversos serviços. As causas do problema, de acordo com a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), ainda vão ser apuradas.

 

A Companhia Energética do Ceará (Coelce), em nota, informou que falha em subestação da Chesf causou a interrupção no fornecimento de energia. De acordo com a Chesf, às 17h08min ocorreu a interrupção com origem na subestação Fortaleza II, considerada a principal unidade responsável pela transmissão de energia para a rede da Coelce. Às 17h57min, a Chesf diz ter iniciado o restabelecimento das cargas. Em alguns bairros, segundo relatos, o serviço só foi normalizado depois das 20 horas.

O diretor técnico da Coelce, José Távora Batista, diz que três subestações da Chesf responsáveis pelo fornecimento de energia para a Capital foram afetadas: Delmiro Gouveia, Fortaleza II e Pici. “Pode ter começado em uma das subestações e repercutido nas outras, pela quantidade de potência perdida”, informa. Ele indica que 1,2 milhão de consumidores da Capital foram atingidos. Conforme o diretor, uma falha com este perfil, que configura uma “ocorrência muito complexa”, pode causar alguns danos aos equipamentos da Coelce.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional, apontou que o caso será apurado durante a semana. O ONS informou que as duas principais envolvidas no apagão são Coelce, responsável pela distribuição, e Chesf, responsável pela geração. Porém, proprietários de linhas também podem ser chamados para uma reunião na sede do ONS.

Depois, o operador deve fazer um relatório para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que vai decidir se as empresas serão multadas ou advertidas. Ainda conforme o ONS, as linhas que abastecem Fortaleza terminam na subestação da Chesf. A interrupção foi de 800 megawatts.

Além de Fortaleza, internautas também relataram queda e oscilação de energia em alguns pontos da região metropolitana, como Maracanaú e Eusébio, além da região do Maciço de Baturité. No último dia 7 de março, um apagão atingiu a região metropolitana e a Região Norte do Ceará, também por falha na subestação Fortaleza II.(colaborou Sara Oliveira)

 

Saiba mais 

No Instituto Doutor José Frota (IJF), segundo a chefia de segurança, a UTI e o centro cirúrgico funcionaram normalmente, além dos elevadores. No entorno, houve congestionamentos. No Hospital Geral de Fortaleza (HGF), a energia também foi mantida por meio de gerador.

 

Motoristas de ambulâncias do Samu relataram dificuldade para se locomover por problemas nos semáforos.

 

A Ciops teve falhas na comunicação. Os sistemas nas delegacias de Polícia Civil ficaram sem funcionamento, conforme funcionários.

 

No Aeroporto Pinto Martins, segundo a assessoria da Infraero, os serviços essenciais, como check-in, ponte de embarque, sistema informativo de voo e o balizamento (sistema de iluminação) da pista, foram mantidos por meio dos geradores. Já ar-condicionado, escadas rolantes e elevadores apresentaram problemas.

 

Internautas relataram que serviços de telefonia e banda larga foram prejudicados. A Oi informou que “falhas pontuais” podem ter acontecido. Conforme a Claro, o apagão “pode ter ocasionado dificuldade no acesso” aos serviços.

Aluguel e locação de gerador

Power Brasil Geradores (11)4368-1882

Comente essa notícia

Últimas postagens

CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS

A Power Brasil Geradores possui vários grupos de geradores modernos, silenciosos e todos com um controle severo de qualidade e manutenção para uso contínuo em qualquer segmento.

Saiba mais [+]

SOBRE A POWER BRASIL

A Power Brasil Geradores é especializada em Locação de Grupos Geradores e infraestrutura Temporária desde 1996 tendo como foco a excelência no atendimento e demanda de energia.

Saiba mais [+]

ATENDIMENTO PERSONALIZADO

O principal foco da Power Brasil é atender cada cliente, independente do porte ou segmento, com agilidade e qualidade...

SUPORTE
TÉCNICO

Assistência completa sempre que precisar. O departamento de Engenharia da POWER BRASIL está apto a prover soluções inovadoras...

MANUTENÇÃO
PREVENTIVA E
CORRETIVA

Oferecemos manutenção preventiva a fim de evitar danos maiores aos grupos geradores por conta do uso frequente ou até mesmo esporádicos...

CONSULTORIA EM HORÁRIO DE PONTA

Reduza em até 30% na conta mensal de energia elétrica através da locação de geradores. O horário de ponta é o intervalo de 3 horas, definido de acordo com a concessionária local...



Geradores da Power Brasil em diversos segmentos

Localização

Matriz
Av. Padre Anchieta, 740A - Bairro Jordanópolis - São Bernardo do Campo/SP - CEP: 09891-420

Unidade Fortaleza
Av. Odilon Guimarães, 2027 - Lagoa Redonda - Fortaleza/CE - CEP: 60844-070

Unidade Jaú
Av. João Chamas, 1389 - Jd. Nova Jaú - Jaú/SP - CEP: 17213-485

Contato

Telefone de contato (11) 4368-1882
Telefone de contato (14) 3625-1303
Telefone de contato (85) 3119-9616
Contato Fone de contato

Ações Sociais

Patrocínio Fundação Cafu
Campanha criança feliz
A jornada do Rinoceronte
Copyright © 2015 Power Brasil Geradores - Desenvolvimento Agência
/Sem Limites