Após queda de energia, Inep cancela provas do Enem em escola do RN

Após queda de energia, Inep cancela provas do Enem em escola do RN

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) cancelou a aplicação das provas do segundo dia de Enem na escola das Dunas, em Extremoz, cidade da Grande Natal. Neste domingo (9), uma queda de energia atrasou o exame. O problema foi ocasionado por um acidente que aconteceu na madrugada, quando um carro bateu em um poste de alta tensão. A energia só foi restabelecida por volta das 14h. Com acesso a aparelhos eletrônicos durante a espera, os candidatos já sabiam o tema da redação deste ano e de parte do gabarito das provas, motivo que levou o Inep a cancelar as avaliações. O instituto não informou a data de realização das novas provas.

Em nota enviada às 15h35 ao G1, o Inep diz que cancelou a aplicação das provas na escola e que irá reaplicar o exame aos candidatos que foram ao local neste domingo. "Os estudantes da Escola das Dunas tinham conhecimento que a aplicação de provas atrasaria por conta da queda de energia no local. Como não foi cumprido o protocolo de segurança que exige a espera em sala com os equipamentos eletrônicos desligados e guardados na embalagem porta-objetos; a aplicação das provas nessa escola foi cancelada. Haverá uma reaplicação para os participantes que estiveram presentes neste segundo dia de exame". Segundo o Inep, por questão de segurança não pode ser revelado quantos alunos fazem o exame na escola.

A decisão foi aprovada por candidatos que fizeram provas na Escola das Dunas. "Se realmente cancelou, foi o certo a se fazer. Não havia condição nenhuma. Ficamos no calor e com sede, o que já abalou o psicológico. Quando fomos chamados para o pátio e disseram que a prova seria aplicada, foi iniciada uma confusão", afirma a estudante Kênia do Nascimento, de 21 anos.

Quando a escola anunciou que a prova seria iniciada após o restabelecimento da energia, parte dos estudantes se recusou a fazer o exame e exigiu o direito de realizar um nova avaliação. A candidata Lírice Holanda, que tenta vaga na faculdade de psicologia, afirmou que já sabia de parte do gabarito. "Como cada um ficou com o seu celular, pela internet soubemos qual o tema da redação deste ano. Eu já sei até de parte do gabarito", disse.

Lírice disse que, por questão de justiça, não queria fazer a prova deste domingo. "É injusto a gente que já sabe do tema da redação fazer a prova hoje. Neste momento, os candidatos que fazem a prova aqui nesta escola estão reunidos aguardando um pronunciamento do MEC. Queremos a garantia que faremos a prova em outro dia", concluiu.

Responsável pela segurança do Enem no RN, a Polícia Militar foi acionada e retirou da escola alguns candidatos que não queriam fazer o Enem e se recusavam a deixar o local. Para o candidato José Gomes, de 19 anos, a reaplicação da prova é o melhor caminho. "É o mais justo. Entendemos que cancelar a prova é o correto", opina.

Acidente
Sobre o acidente que causou a queda de energia, o coronel Alarico Azevedo, coordenador operacional do Enem, conta que um carro bateu em um poste de alta tensão por volta das 4h.

Três escolas onde estão sendo aplicadas provas do Enem foram afetadas. "Identificamos a falta de energia em três escolas, no entanto duas delas tinham luminosidade suficiente para iniciar o exame. Na terceira, a Escola das Dunas, as salas são fechadas com ar-condicionado. Os alunos tiveram que esperar", afirma.

Comente essa notícia

Últimas postagens

CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS

A Power Brasil Geradores possui vários grupos de geradores modernos, silenciosos e todos com um controle severo de qualidade e manutenção para uso contínuo em qualquer segmento.

Saiba mais [+]

SOBRE A POWER BRASIL

A Power Brasil Geradores é especializada em Locação de Grupos Geradores e infraestrutura Temporária desde 1996 tendo como foco a excelência no atendimento e demanda de energia.

Saiba mais [+]

ATENDIMENTO PERSONALIZADO

O principal foco da Power Brasil é atender cada cliente, independente do porte ou segmento, com agilidade e qualidade...

SUPORTE
TÉCNICO

Assistência completa sempre que precisar. O departamento de Engenharia da POWER BRASIL está apto a prover soluções inovadoras...

MANUTENÇÃO
PREVENTIVA E
CORRETIVA

Oferecemos manutenção preventiva a fim de evitar danos maiores aos grupos geradores por conta do uso frequente ou até mesmo esporádicos...

CONSULTORIA EM HORÁRIO DE PONTA

Reduza em até 30% na conta mensal de energia elétrica através da locação de geradores. O horário de ponta é o intervalo de 3 horas, definido de acordo com a concessionária local...



Geradores da Power Brasil em diversos segmentos

Localização

Matriz
Av. Padre Anchieta, 740A - Bairro Jordanópolis - São Bernardo do Campo/SP - CEP: 09891-420

Unidade Fortaleza
Av. Odilon Guimarães, 2027 - Lagoa Redonda - Fortaleza/CE - CEP: 60844-070

Unidade Jaú
Av. João Chamas, 1389 - Jd. Nova Jaú - Jaú/SP - CEP: 17213-485

Contato

Telefone de contato (11) 4368-1882
Telefone de contato (14) 3625-1303
Telefone de contato (85) 3119-9616
Contato Fone de contato

Ações Sociais

Patrocínio Fundação Cafu
Campanha criança feliz
A jornada do Rinoceronte
Copyright © 2015 Power Brasil Geradores - Desenvolvimento Agência
/Sem Limites