Para efetuar o dimensionamento de um sistema de geração é necessário observar a classificação, modo de operação e tipo de sistema onde será inserido, para isso há três diferentes modos de classificação dependendo do tipo de sistema sendo eles Stand by, Prime e Contínuo.
• Stand by: Normalmente o regime stand by é quando o sistema de geração a diesel fica como redundância da concessionaria local, onde o mesmo entra em funcionamento apenas na falta da mesma, por período relativamente curto. A média de consumo de carga gira em torno de 80% limitados a 200h ou 25h de utilização á 100% de carga por ano (dentro da classificação stand by) do valor informado pelo fabricante de acordo com as normas ISO3046.
• Prime: Este regime permite que o grupo gerador seja disponibilizado ininterruptamente com carga variável, não devendo exceder a 70% de carga na classificação Prime informada pelo fabricante, com capacidade de sobrecarga de 10% apenas por 1 h a cada 12 horas de operação (não podendo ultrapassar a 25h por ano – fator de sobrecarga). Dentro destas condições o período de funcionamento se torna ilimitado. Caso o sistema de geração for paralelo com a concessionaria ou outra fonte com carga constante, poderá haver limitações de horas de funcionamento de 500h á 750h ao ano de acordo com a norma ISO8528.
• Continuo: Este regime de operação é para sistemas de geração que serão fornecedores principais de energia, operando ininterruptamente por períodos elevados com cargas contínuas a 100% da classificação contínuo informada pelo fabricante, não admitindo nenhuma capacidade de sobrecarga. De acordo com a norma ISO 8528. Avaliar o Datasheet dos equipamentos com as informações para confirmar as potências.